sábado, 6 de fevereiro de 2016

Olimpvs.net - na minha antiga escola



Ir às escolas falar aos nossos leitores é sempre um prazer. Ouvir as suas perguntas, sugestões, ver os seus rostos espantados quando lhes fazemos confidências sobre os nomes das personagens da coleção ou outros pormenores, tudo isto traz mais vida à nossa feliz, mas algo solitária, atividade de escrita. Desta vez, tudo isso se repetiu, com sucesso acrescido, na Escola António Bento Franco, sobretudo devido às sessões de sensibilização previamente dinamizadas pela professora bibliotecária.

Mas, para além destes fatores, acresce a esta visita a particularidade desta ter sido uma das escolas onde eu estudei (e que estreei!).
Poucos instantes depois de passar o portão, recordei com nostalgia alguns espaços, a biblioteca, claro, mas também o polivalente, o bar e os seus folhados de salsicha. Recordei colegas, momentos, professores. Vários. Particularmente de Português. Uma professora que ainda tenho a alegria de ver frequentemente, a professora Conceição Jorge, e um professor (agora noutra escola,  certamente) que gostava de fotografia e arte e que, um dia, fez retratos a preto e branco de todos os alunos, o professor Fabião (e que não deve fazer a mínima ideia de que me ficou na memória).

Nas sessões, enquanto falava dos heróis da mitologia e da origem dos Jogos Olímpicos, fui reconhecendo alguns rostos – filhos de antigas colegas e amigas. No fim, foram outros que se vieram apresentar. E, por fim, com um bonito ramo de flores, vejo surgir o meu antigo professor de matemática, atual Diretor da escola, o professor Alfredo Carvalho.

Todas as visitas às escolas são momento de alegria. A esta, somaram-se, rostos, cheiros, sonhos e memórias que, no passado, eu não sabia que tornariam o  meu presente mais feliz.
Ana Soares





Sem comentários:

Enviar um comentário