sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Educar: regras simples para serem cumpridas

À Visão, o psicólogo Javier Urra conta que o que o fez interessar-se pelo tema da educação foi uma cena que presenciou ainda era estudante.
"Um miúdo empurrou a mãe e deixou-a caída no chão. Acabou a tropeçar nela. A mãe levantou a cabeça e perguntou-lhe: 'Magoei-te?'"
Quantas cenas destas já presenciamos? Quantas já protagonizamos?

Às vezes, quando vou para ralhar, começo assim: "Desculpa, mas..." Um dia, enquanto conversava com a psicóloga educacional Maria Dulce Gonçalves, esta interrompeu-me e perguntou-me: "Mas se vai chamar a atenção porque pede desculpa?"

Não podemos confundi-los, se vamos ralhar, não pedimos desculpa, se não por que estamos a ralhar? Porque temos medo de o fazer? Eles vão deixar de nos amar se o fizermos? Não, diz Urra, eles precisam de uma parede, senão vão sempre em frente, sempre em frente e perdem-se...
E nós não queremos que eles se percam, pois não?

Por isso, toca a não ter medo de pegar o touro pelos cornos – atenção! Não estou a chamar animal às crianças, mas sim à forma como temos medo de educar, à forma como não nos queremos incomodar para termos o tal tempo de qualidade, à forma como ignoramos algumas coisas porque as achamos pouco graves – só que elas acumulam-se, acumulam-se e, de repente, não está um touro, mas um elefante na sala...

Aqui fica um excerto da entrevista que fiz a Javier Urra, que veio a Portugal lançar o último livro "O Pequeno Ditador Cresceu", A Esfera dos Livros.

Mas como é que se tem um filho ditador? Os pais demitem-se de serem pais?
Os pais têm medo de ser pais. Têm medo de dizer “não”, de enfrentar os filhos e de os castigar. Há pais que têm de ser adultos. Uma coisa é ser maior e outra é ser adulto. Ao centro chegam muitos pais que são médicos, professores, militares – acostumados a mandar em milhares de pessoas –, um filho dá-lhes um pontapé e dizem apenas “isso não se faz”, em voz baixa e sem convicção.
Porquê?
Porque querem comprar o amor dos filhos. Claro que há filhos que se portam bem e outros que dormem mal, comem mal. Mas aos pais cabe educá-los. Uma coisa é a personalidade, outra coisa é o temperamento e outra é o carácter.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário