terça-feira, 2 de junho de 2015

um alfarrabista dos tempos modernos

O OLX, passe a publicidade, foi sempre na minha cabeça para bicicletas, cadeirinhas e objectos afins. Pouco utilizadora destas plataformas, porque acabo sempre por dar a alguém conhecido o que sobra ou deixa de servir cá em casa, decidi espreitar o negócio dos livros, tentada por duas razões.
A primeira deve-se a uma aluna, numa escola onde eu e a Bárbara fomos falar que ficou tristíssima quando, depois de nos ouvir, percebeu como a coleção Olimpvs.net era fantástica e entusiasmante, e a sua mãe tinha colocado à venda no OLX um dos livros da coleção que lhe tinham oferecido nos anos!
O segundo, quando quis dar a ler à minha filha os velhos livros da minha infância  (Gémeas, Condessa de Ségur, etc.) e fiz contas ao valor da coleção. Claro que no "meu tempo", tal questão de custo não se colocava. Os livros eram requisitados na Biblioteca da F. C. Gulbenkian. Nunca eu tive tantos livros como os meus filhos têm a sorte de ter. Já lhes disse! Mas termino aqui o parêntesis  com a crise dos livros nas bibliotecas modernas. Levei a minha filha à nossa Biblioteca, procurando que ela seguisse os meus conselhos: - "Requisitas, com o teu novo cartão de sócia!". Desilusão. A biblioteca só tem até ao volume 3. Exatamente aquele que ela também já leu. Pergunto, então, a uma amiga se os tem. Diz que não e responde-me: - Agora só compro livros no OLX.
Era a segunda vez que ouvia na mesma frase «livros» e «OLX». Pois lá fiz uma pesquisa. O livro que a mãe da tal leitora Olimpvs colocara à venda já lá não estava. (Ou foi vendido, ou a garota conseguiu ficar com ele e lê-lo.) Quanto à condessa de Ségur e E. Blyton, abundam livros, coleções, uns de ponta dobrada e folhas amarelecidas, outros estimados, outros de 1973, enfim...
Quem diria. Acabei de descobrir um alfarrabista dos tempos modernos!  Falta-lhe o cheiro, toque, pó e magia dos alfarrabistas. Mas os livros, esses, estão lá também!

Sem comentários:

Enviar um comentário