segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conferência sobre indisciplina e violência nas escolas

Apesar da melhoria significativa registada na última década, certo é que mais de 20% da população portuguesa – entre os 18 e os 24 anos – ainda abandona a escola precocemente, segundo dados da Pordata relativos a final de 2012. Mas este é apenas um dos problemas com que a educação em Portugal se debate actualmente.
No âmbito do ciclo de conferências sobre questões-chave da Educação, a Fundação Francisco Manuel dos Santos convidou João A. Lopes, investigador da Universidade do Minho e Dorothy L. Espelage, professora da Universidade do Ilinóis para debater a “Indisciplina nas Escolas” com pais, professores e demais interessados no tema. Nos próximos dias 17 e 18 de Outubro, em Lisboa e Braga, respectivamente. A lotação está esgotada
O nível de indisciplina nas salas de aula continua a aumentar, e notícias recentes dão conta de que esta é uma questão que começa agora a afectar também o Ensino Superior, e que a indisciplina rapidamente se transforma em violência. Mas onde termina uma e começa a outra? Qual o tipo de indisciplina que mais se salienta? Física? Psicológica? E de que forma afecta o desempenho escolar e a motivação dos alunos?
A FFMS promove um debate online na sua página, subordinado ao tema “Onde acaba a indisciplina e começa a violência?”, a partir desta segunda-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário