quarta-feira, 10 de julho de 2013

Não há Educação para a Cidadania e outras no 1.º ciclo

Vivia com a mulher e o filho adolescente numa casa arrendada. Antes de fechar a porta e entregar a chave ao senhorio, tirou os candeeiros, as torneiras e pequenos móveis que já estavam na casa antes de ali ter entrado. Não eram dele, nem da mulher, nem do filho. Eram do senhorio.
Um destes dias, o filho adolescente - que presenciou e ajudou o pai a tirar todas essas coisas da casa - há-de ser preso porque será apanhado a roubar mais do que torneiras ou candeeiros. Nesse dia, o pai e a mãe hão-de levar as mãos às cabeças e exclamar: "Mas como é que isto nos aconteceu, se sempre lhe demos tudo?"
Tudo menos educação pelo exemplo.

Lembrei-me desta história verídica ao ler que as áreas não disciplinares vão desaparecer do 1.º ciclo. A Educação para a Cidadania, a Área Projecto e o Estudo Acompanhado vão deixar de existir num país onde os professores se queixam da falta de educação dos pais.
A escola de Nuno Crato é a escola da excelência, do aprender a ler, escrever e contar e a escola tem de ser muito mais do que isso porque este não é um país de doutores.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário