quarta-feira, 12 de junho de 2013

Média nacional negativa nas provas finais de ciclo de Português - 4.º ano

Algo vai mal. Vai muito mal...Ou melhor, algo continua mal:
média nacional negativa nas provas finais de ciclo da disciplina de Português - 4.º ano.

A notícia do Público sobre os resultados das provas finais de ciclo abre sublinhando que os resultados das provas finais de ciclo contrariam os das últimas provas de aferição: o ano passado a média foi 66,7%, este ano 48,7%.

Os colegas classificadores dizem que os critérios de classificação da prova da Matemática foram "flexibilizados" e que no caso do Português foram mais fechados. Alguns dizem mesmo que se tentou provar que a aplicação dos novos programas de Matemática (que, na verdade, já são velhos outra vez!) foi pertinente. Outros, no café, em jeito de desabafo, comentam que deste modo se vai justificar uma nova mexida nos programas de Português.
Enfim... Já aqui comentei a estrutura da prova que, embora respeitando os programas e competências esperadas no final de ciclo, começava por um texto de uma tipologia pouco trabalhada em sala de aula. Provavelmente o mau estado das condições do ensino do Português, juntamente com os critérios e a estrutura da prova terão contribuído para estes resultados que, naturalmente, nos devem entristecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário