quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Olimpvs.net" no Museu do Abade de Baçal, em Bragança

O dia estava bonito, radioso e quente. E os meninos da Escola das Beatas, vestidos de deuses e deusas gregos estavam felizes.
No dia anterior tinha havido ensaio no jardim do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, onde um labirinto de relva faz as delícias deles. Na quarta-feira, lá está a escola inteira, cerca de uma centena de crianças, vestidas a preceito e curiosas com a actuação dos colegas.
Há colunas de som e microfones de lapela, há música grega e um jardim primaveril. Há professores empenhados. Os papéis estão decorados e são ditos com gestos grandes. Eles estão mais confiantes do que no Carnaval, quando actuaram pela primeira vez. Hoje tinham outro público. Faltaram os pais, mas estiveram os colegas de outra escola vizinha - Santa Maria, e o director da secundária Emídio Garcia, o representante da autarquia e os elementos do Sindicato dos Professores do Norte que organizaram e mobilizaram as professoras para a representação de No Labirinto do Minotauro, o primeiro volume da colecção Olimpvs.net.
A responsável do serviço educativo do museu, Ana Luísa Gonçalves, está entusiasmada com as crianças, quere-as todas, de novo, em Junho, talvez na última semana de aulas, para nova representação. Mas quer trabalhar com elas a dicção e o movimento, quer que tudo fique prefeito!
O museu tem muitas actividades para o Verão, a pensar nos mais novos e vai ser palco, este sábado de um encontro sobre o Programa de Educação Estética e Artística e a articulação entre Educação e Cultura, com a presença dos secretários de Estado da Cultura, Barreto Xavier, e do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.
"És tu a autora?" Sim, falta a Ana Soares que ficou em Lisboa. "E vais escrever mais? Onde é a próxima aventura? Vais escrever sobre Bragança? Porque é que eles [as personagens] não vêm a Bragança?". "Eles estão aqui! Ñão vês os teus colegas vestidos de Mel, António...", "Não é isso... Eles têm de vir cá para viver uma aventura...", responde o rapaz. "Vêm, vêm, têm mesmo de vir!", prometo.
Com a professora Altina Fernandes, responsável pelo guião da peça; o professor José Domingues, do Sindicato dos Professores do Norte; e com Ana Luísa Gonçalves do museu; começo a descobrir as lendas e os mistérios da cidade, quem sabe se para mais uma aventura dos heróis da nova era...
BW
PS: Bragança é uma terra hospitaleira, obrigada Ana Luísa Gonçalves, Ana Paula Tomé, Altina Fernandes, Maria José Miranda, à senhora do café e ao director do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, às professoras da Escola das Beatas e, como não podia deixar de ser, ao José Domingues, do SPN.

Sem comentários:

Enviar um comentário