quinta-feira, 18 de abril de 2013

No mundo dos sonhos

E foi mesmo assim, um sonho.
Em ano de crise e troika, é verdade. Mas a conclusão foi: ou é agora ou nunca!

Etapa 1 - a realidade

As previsões apontavam para chuva e frio, mas quando chegámos a Paris, o sol revelou-se e animou o grupo barulhento e encasacado, composto por 6 adultos e 6 crianças.
A grande emoção para os mais pequenos foi, naturalmente, subir à mítica Torre Eiffel e, em segundo lugar, visitar o bairro dos pintores, onde se deixaram surpreender pela diversidade e riqueza dos traços e estilos.
Outro ponto alto, foram as baguetes, compradas e trazidas debaixo do braço para preparar um revigorante almoço num qualquer jardim à mão de semear.
Não encontrámos o Quasimodo, mas tivemos a sorte de visitar Notre-Damê no dia em que os sinos (todos eles com um nome) voltaram a soar.

Etapa 2 - o sonho



Depois, a ida à Disney surpreendeu todos, creio. Os mais que pequenos, pelas desafios, atividades. Os adultos, mentalizados para conviver com filas nestes dias, embalados pelo entusiasmo dos mais pequenos. Pena é que muitos dos excelentes equipamentos sejam pouco explorados ou contextualizados. Por exemplo, o Nautilus, a Cabana do Robinson Crusoe ou mesmo a ilha dos piratas ou casa do Peter Pan teriam tanto para contar. Faltam os textos, contextos, os audioguias ou qualquer outra forma de promover, não apenas o prazer do momento, mas a (re)descoberta dos autores ou fontes de tão fantásticas histórias.
O ponto alto foi, sem dúvida, o espetáculo noturno. Um jogo de luzes, som, cor, água que a I., mais pequena do grupo, pediu para rever no dia seguinte.
Deixo o convite para assistirem a este vídeo, são cerca de 20 minutos inesquecíveis, em que a magia das personagens de tantas histórias se combina resultando numa nova fantasia.
Vale a pena!

2 comentários:

  1. Ainda bem que foram! nós fomos o ano passado, já sob o jugo da troika, mas também achámos que era "agora ou nunca"! Tanto que levei a minha filha com 2 anos, exactamente por não saber se e quando voltaria a ter esta possibilidade! Obrigada pela partilha do vídeo, que me fez relembrar um espectáculo fantástico!
    E sim, é mesmo um sonho!
    Cumprimentos,

    Carla

    ResponderEliminar