quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bebidas alcoólicas para maiores de 16 anos: Nada de novo...

O Governo tinha anunciado o aumento para os 18 anos da proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas. Afinal, é só para as bebidas espirituosas, mantendo-se nos 16 anos a idade mínima legal para a compra de vinho e cerveja, a bebida mais consumida nestas faixas etárias.
Portanto: um shot é proibido, mas uma litrada de cerveja, toca de a beber, jovem de 16 anos!
Eu sei que não vale a pena ter leis proibicionistas, que quem quiser beber, vai conseguir fazê-lo. Nada a fazer.
O que me irrita foi ter andado a ouvir o secretário de Estado Leal da Costa a gritar aos sete ventos como era importante e saudável mudar a lei e que tinha de ser, tinha de ser, tinha de aumentar a idade para os 18 anos... E, aparentemente pressionado pela Associação de Produtores de Cerveja e pelo seu presidente Pires de Lima, que é também presidente do conselho nacional do CDS-PP, a montanha pariu um rato. Ou seja, a lei mantém os 16 anos para as bebidas que os jovens mais consomem - a cerveja - e aumenta-se para os 18 o acesso a bebidas espirituosas. De notar, que o vinho e a cerveja também têm álcool, tal como as bebidas espirituosas...
Enfim, o importante é que a indústria não feche, nem crie mais desemprego, queremos lá saber dos miúdos que bebem até cair... Esses, que os pais tomem conta deles e não os deixem sair à rua! A verdade é que eles não bebem só de madrugada, na D. Carlos I, em Lisboa; mas bebem durante o dia. Quantas vezes os vejo, nos supermercados, junto às escolas, a comprar litradas de cerveja à hora do almoço e ninguém lhes pede o cartão de cidadão para confirmar se têm 16 ou 14.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário