segunda-feira, 9 de julho de 2012

A atroz iliteracia...

... que até dói! Espantam-me os alunos que aqui vêm à procura dos seus próprios resultados! Que têm outros leitores atentos a explicar-lhes que os resultados se vêem na escola e eles insistem em perguntar onde estão. OS RESULTADOS ESTÃO NA ESCOLA!
Repito: Alunos que fizeram exames nacionais, os vossos resultados estão na escola onde realizaram as provas que será, na maioria dos casos, aquela onde andaram o ano todo!
E quando chegarem à escola, antes de começarem a olhar para as pautas a exclamar "O quê? Não percebo nada disto, afinal tive 3 ou 4?!" eu explico algumas coisas que precisam de saber:
CI - quer dizer Classificação Interna que foi a nota que os vossos professores vos deram no final do periodo;
CE é a Classificação do Exame (aquela que vocês tão afanosamente andam aqui à procura);
e CF é a Classificação Final (aquela que é a média da CI e da CE, tendo em conta que o exame vale 30%, excepto para os estudantes do 6.º ano para quem vale 25%, excepcionalmente este ano).

Depois, quando olharem para a outra pauta onde as notas dos exames estão desdobradas não voltem às exclamações do "ai, que eu não estou a perceber nada..." A nota global do exame está a bold, depois leiam no topo da página as várias áreas que foram avaliadas e percebam que nota tiveram em cada uma das partes do exame. Por exemplo, podem compreender que são melhores na "escrita" do que no "funcionamento da língua", no caso de Língua Portuguesa; ou na "geometria" do que na "álgebra". Esta é uma informação útil para, por exemplo, durante as férias trabalharem o "funcionamento da língua" que, em breve se voltará a chamar "gramática".
Vá, agora vão lá à escola e se tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar a alguém! Mas não façam exclamações palermas! Sejam discretos!
BW
PS: Podem ainda ir à página do Gave e ler as instruções!

3 comentários:

  1. Subscrevo!
    Mesmo depois deste teu post, continuamos a receber comentários de alunos do 6º ano a perguntar onde podem encontrar na net os seus resultados...
    Lamentável.
    AS

    ResponderEliminar
  2. Desculpe o comentário em anónimo, mas não possuo nenhuma conta para o fazer, mas também não me demoro.

    Li aqui em cima que se tratava de um Blog convidado do Público, portanto calculo que se calhar também podíamos ser mais discretos por aqui, antes de escrever um texto tão infantil.

    É natural que os alunos procurem as suas notas na internet, uma vez que os resultados passam todos pelo computador e existindo, cada vez mais nos dias que correm, plataformas escolares eficazes, úteis que permitem uma utilização cada vez mais simples, portanto podemos assumir duas posturas, quando pensamos nesta situação: "os alunos é que são parvos, porque não estão para ir para a escola" ou "porque é que não tornamos isto mais simples e económico para todos e coloca-se tudo para a internet?".

    Enfim, se calhar em Portugal queixamo-nos tanto das coisas correrem tão mal e andamos para a frente e para trás com a frase feita de que "isto só acontece neste país", porque não aproveitamos para pensar sobre estes pequenos detalhes e arranjar soluções, mas já perdemos tempo para acusar alguém, que seja o responsável. Pronto, neste caso, foram os alunos.

    Peço desculpa se foi indelicado o comentário, mas quando abri este blog, vinha mesmo com alguma sede de uma opinião interessante sobre tópicos de Educação, mas sim, não me esqueço que é uma página pessoal e com essas fazemos aquilo que quisermos, mas este pensamento não nos leva a lado nenhum.

    Um abraço e votos de melhoramento deste projecto no futuro,
    Vasco Carvalho

    ResponderEliminar
  3. O comentário é de quem esteve a aprovar comentários de alunos que perguntam pelas notas, em estado de desespero; crianças/adolescentes que têm a resposta, mas não a lêem. O comentário é de quem reflecte: o que aprendem estes meninos na escola? Alunos que não sabem ler, não prestam atenção e querem a resposta imediata porque é no imediatismo que vivem, na impaciência... Falta-lhes tanta coisa que a escola, as famílias e a comunidade não dão. Falta-lhes calma, ponderação, bom senso, paciência, compreensão. Se tivessem todas estas qualidades, quem sabe não teriam melhores resultados nos exames, na vida!
    A ideia que sugere é boa: é colocá-la ao Ministério da Educação e Ciência. Poupa papel e stress às crianças tão habituadas às novas tecnologias. E aos pais que escusam de deslocar-se à escola. Muitas escolas já colocam online as pautas para que apenas quem tenha uma password possa aceder. A tutela poderia fazer o mesmo com os exames.
    Este blogue é convidado do PÚBLICO e é pessoal. Lamento que o desagrade.
    BW

    ResponderEliminar