quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ainda o tema do calendário dos exames nacionais 2012

"Três ou quatro exames nacionais realizados numa única semana. Esta é a consequência de todos os candidatos a exame no ensino secundário terem de os fazer na 1.ª fase."

Esta frase pode ser lida aqui, na notícia do Público, e decorre das afirmações de um representante da Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário.

Mas, bem vistas as coisas, isto não é exatamente assim.

Este ano, os meus alunos do 11º ano de ciências, por exemplo, irão fazer apenas dois exames: Física e Química A (terça-feira, dia 19) e Biologia Geologia A (segunda-feira, dia 25). E, como se pode verificar, estes exames têm quase uma semana de intervalo entre si.
Os alunos do 12º irão fazer  exame de Português e de Matemática. Um na segunda e outro na quinta-feira (neste caso, da mesma semana).
A situação a que o aluno se reporta, na notícia, só poderá acontecer no 12º ano e no caso dos alunos que decidam fazer, para além dos exames obrigatórios, várias melhorias dos exames do ano anterior ou disciplinas que não fazem parte do seu curso.

Ana Soares

1 comentário:

  1. Observação oportuna que deveria ter sido em conta na publicação da notícia nos jornais. O alarmismo do costume numa situação perfeitamente normal. Quem não está dentro do sistema de ensino é demasiadas vezes iludido por notícias mal fundamentadas.

    ResponderEliminar