segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Porque não emigram os políticos?

Depois do secretário de Estado da Juventude foi a vez do primeiro-ministro, em entrevista ao Correio da Manhã, convidar os portugueses mais qualificados a emigrarem. Não foram só os professores, foram outros profissionais qualificados.
Portanto, façam-se à vida!
Em vez de termos um Governo preocupado em fazer-nos sair desta crise, em criar alternativas, em defender o país, em incentivar e motivar os portugueses; temos um Governo que nos convida a sair.
Saiam! O que é que interessa que tenhamos investido e pago os vossos estudos superiores? Saiam! o que é que interessa se ficamos cá com os menos qualificados e que ficarão pior ainda? Saiam! Não vêem que estão aqui a mais? Fechem-se as universidades! Fechem as escolas! Para quê formar para o desemprego? Este país é só para velhos e para políticos, não percebem?

O que me espanta é o seguinte: se estivessem a dizer aos professores - "têm de ser avaliados" - estavam 120 mil na rua; agora, como lhes dizem - "emigrem!" - os professores, obedientes, estão a fazer as malas e a sonhar com o calor africano e brasileiro.

«[...] Em Angola e não só. O Brasil tem também uma grande necessidade ao nível do ensino básico e secundário. [...] Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm, nesta altura, ocupação. E o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos. [...] Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma: ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado da língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa. [...]»

BW

2 comentários:

  1. "os professores, obedientes, estão a fazer as malas e a sonhar com o calor africano e brasileiro."

    Já averiguou o que os professores estão a fazer?

    ResponderEliminar
  2. Não os vejo a reagir formalmente. Onde é que estão as associações dos professores? Os sindicatos? Para já, nem uma palavra. As palavras estão todas na Internet, até ver, nenhuma na rua.

    ResponderEliminar