quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Já não há 500 euros para os melhores alunos

Eu não gosto de quadros de honra. Eu não gosto de prémios de mérito. Eu não gosto de fardas! Tudo me faz lembrar tempos antigos e as saudades de Salazar, que era o que este país precisava, agorinha mesmo, de um novo Salazar! Tudo me faz lembrar hinos da Mocidade Portuguesa - "cá vamos, cantando e rindo", marchas, saudações e uniformização da sociedade portuguesa onde abolimos tudo o que é diferente.
Não gosto e já disse a quem de direito.
Os prémios de mérito criados por Maria de Lurdes Rodrigues tinham como função, como o próprio nome indica, premiar os alunos com melhores resultados e não era só o dar um aperto de mão, uma pancadinha nas costas e os parabéns, pois tinham um valor pecuniário a entregar aos alunos no Dia do Diploma (outro nome horroroso!). Este valor, acredito, pode ter motivado alguns estudantes a conseguir fazer ainda melhor e a merecer recebê-lo!
Apesar de não gostar, reconheço que tem um fim nobre e que pode ser motivador e até um exemplo para os restantes estudantes.
Apesar de não gostar, não fiquei contente com a medida agora anunciada de os retirar. A dias de os miúdos receberem o dinheiro dizer-lhes "esqueçam" é, no mínimo, desonesto, para não dizer injusto; se há coisa que os alunos não são é parvos e dizer-lhes "não é para vocês é para os pobrezinhos porque vocês têm de aprender a ser solidários" é... desonesto.
É até incongruente da parte de um ministro que foi ao aeroporto receber os alunos que participaram nas olimpíadas de Matemática e felicitou o aluno que ganhou bronze nas olimpíadas de Biologia... É contraditório da parte de uma pessoa que defende o mérito...
O mérito só é válido e só é premiado se não custar dinheiro ao Estado? Ou se for conquistado no estrangeiro?
Não sei mesmo se esta medida não é ilegal. Afinal o despacho de Maria de Lurdes Rodrigues não foi revogado... Não teria sido melhor, primeiro revogar o documento e abolir a coisa só para o ano?
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário