segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A minha sala de aula é uma trincheira (III)

Paulo Guinote foi um dos professores com quem conversei para o projecto A minha sala de aula é uma trincheira, ajudou-me a passar algumas madrugadas de trabalho neste livro, através de trocas de emails, de conversas; deu-me os contactos de alguns professores que, numa primeira fase deste projecto, me ajudaram a reflectir sobre o que se passa nas escolas, que partilharam as suas reflexões. Paulo Guinote foi dos poucos que já leu o livro, editado pela Esfera dos Livros. Pedi-lhe para escrever o prefácio e agradeço não só por tê-lo feito, mas por todo o apoio. Obrigada.

«Este livro de Bárbara Wong sobre algumas ideias feitas acerca dos professores, lança sobre eles, sobre o exercício da docência e sobre o quotidiano das escolas e salas de aula, um conjunto de olhares que vai oscilando entre os que partem de dentro do grupo profissional a que pertenço (…) e aqueles que sobre ele são construídos a partir de fora, seja a partir dos seus alunos, seja das suas famílias. E alguns desses olhares que são lançados sobre os professores e as suas práticas
revelam‑se desapiedados, desconfortam, não raras vezes perturbam na sua crueza, mesmo quando lhes reconhecemos os traços, mesmo quando seria mais fácil dar a entender que não.»

Paulo Guinote

Entre os que leram, em primeira mão, os professores foram os que tiveram este mesmo sentimento que Guinote expressa.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário