sexta-feira, 3 de junho de 2011

A violência coreografada na vida real

Que os meninos se batem nos corredores da escola, nos recreios, na rua, já se sabe. Não é novo, sempre aconteceu, os maiores, os mais cobardes, os mais idiotas, os que não sabem ignorar uma boca, os mais primários, os que ainda não aprenderam que os assuntos se resolvem a conversar, etc. Alguns, em casa, aprendem que não se bate, sabem que não se bate, mas os outros batem, o grupo bate, na televisão vê-se bater, os heróis batem, os heróis resolvem os assuntos à pancada, os cantores (nos videoclips) batem e abatem...
Está tudo gravado, nos filmes, nas séries (em que se banalizou a violência e a morte)...
E eles gravam também, nos seus telemóveis de última geração, as agressões. Juntam-se à volta dos agressores e da vítima e filmam alegramente, cobardemente, alarvemente. Estão do lado dos agressores e não da vítima. Os agressores batem de maneira diferente. Em vez de empurrões, de puxões de cabelo e de murros, há direito a pontapés na cabeça e, como nos filmes, quando a vítima está no chão ainda se dão pontapés no estômago. O agressor tem sempre razão, está cheio de razão.
Mas não são só os meninos que batem, são os adultos. Esta semana conhecemos o que sucedeu no Verão passado com uns fuzileiros, homens a bater noutro homem com recurso a esfregona e tudo; e da ama ilegal que bate em bebés. Portanto, não são só os rapazes e raparigas que se batem. Há adultos (amas, educadores de infância, avós, tios, pais...) que batem, que deixam a semente da violência dentro daqueles coraçõezinhos, que vão crescer e que, um destes dias, vão bater, mesmo que os pais lhes ensinem a não fazê-lo.
BW

2 comentários:

  1. Muito bom este post. É verdade. Os mais pequenos aprendem (também) a observar. Absorvem tudo como uma esponja e embebem tudo o que se passa à sua volta. E imitam! Imitam o que vêem, repetem o que ouvem!
    A violência está em todo o lado... Infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. e o mais ingrato é que são precisos exemplos diários e constantes de que a violência não é solução para "apagar" toda a "publicidade" que diz o contrário. é uma luta diária - às vezes até para nós adultos.

    ResponderEliminar