quinta-feira, 23 de junho de 2011

São onze e meia da noite e escureceu finalmente

Fogueiras, danças à volta das fogueiras, gente que canta e que se ri. É noite de São João? Pois é, aqui na Dinamarca também se festeja o São João, mas eles não sabem! Pelo menos, os que aqui estão, falam de tradições medievais, do tempo em que os sábios saíam, nesta que é a maior noite do ano, à procura de ervas medicinais que guardavam para usar durante o ano.
Do tempo em que se ardiam as bruxas (bonecas feitas de palha e vestidas) nas fogueiras.
Do tempo em que os Vickings acendiam enormes fogueiras para afastar os maus espíritos.
Ao longo dos canais de Copenhaga há fogueiras (bonfire) a arder, cheira a madeira queimada, há gente na rua, feliz, que canta e bebe.
É assim também na Noruega e na Suécia, confirmam dois nacionais desses países. Na Noruega, numa praia, acenderam a fogueira, preparada com antecedência, e a notícia abria o telejornal, a população estava desvastada e procurava, a todo o custo, construir nova fogueira para poder festejar, conta uma norueguesa.
Por toda a Espanha, festeja-se o São João, com fogueiras, gente acordada até tarde e sardinhas, revela uma espanhola.
No Porto e em Braga é igual, digo.
Porquê?, pergunta o sueco, espantadissimo com a coincidência. Bom, porque os cristãos se apropriaram das festas pagãs, na verdade, estamos todos a festejar aquilo a que os dinamarqueses chamam "midsummer", o solstício do verão, as noites mais curtas do ano, que vão de 21 a 24 de Junho, digo eu, cheia de certezas! Às dez da noite estava aquele lusco-fusco que temos por volta das oito; às 23h30, finalmente escureceu.
BW

1 comentário:

  1. Por aqui nem reparei quando escureceu... sou sincera, fechei-me no meu casulo a terminar um livro que me estava a saber bem demais ler... o piratinha a dormir, tão sossegado.
    Depois resolvi alterar o meu blogue (um deles), o que fala de livros. Resolvi fazê-lo crescer mais, investir tempo nele, renová-lo, melhorá-lo.
    Tem uma votação a decorrer lá.
    Entre nela em:
    eraumaeoutravez.blogspot.com

    é sobre leitura e pretendo depois deixar um balanço acerca dos resultados, mas será tanto mais verdadeiro quantas mais pessoas participarem!

    ResponderEliminar