sexta-feira, 24 de junho de 2011

Eles conhecem a palavra "solidariedade"?

A reforma. "Antes, olhávamos para os mais velhos e compreendíamos que tinham trabalhado, que tinham o direito a reformarem-se, que o sistema que existe é solidário. Agora, olham para nós e chamam-nos um fardo para o sistema. Um velho fardo... A partir de amanhã sou um velho fardo", confessa com um sorriso o tal ex-director do ministério da educação dinamarquês.
A frase é toda dita com humor. Rimo-nos todos. Há quem atire: "Tem sorte em ser um fardo e não ser lixo!", "O que é que querem? Que cheguemos aos 67/70 anos e morramos?", diz outra voz. E as conversas paralelas surgem a partir daquela frase. O Estado quer que trabalhemos cada vez mais, quer penalizar-nos se não o fizermos e corta-nos a pensão... Pelos vistos, é assim um pouco por toda a Europa, digo, confirmando que o mesmo acontece em Portugal.
Até que ele, o director reformado, volta a tomar as rédeas à conversa. Os seus olhos azuis inquisidores perguntam-me: "Os teus filhos sabem o que é a solidariedade? Ouviram a palavra?" Aceno com a cabeça, mas não respondo. E ele volta a perguntar, desta vez, olhando outra pessoa nos olhos: "As tuas filhas sabem? Que idade têm as tuas filhas?". "Trinta. Elas sabem, mas são das poucas a saber na sua geração", responde a inquirida.
Eu fico a pensar. Os meus filhos conhecem a palavra "solidariedade", sabem-na por em prática em muitas circunstâncias, mas são solidários com as pensões, com os pensionistas? Não... Lamento, mas eu não tenho sabido dar o exemplo, critico em voz altas as pensões altissimas; as duas e três pensões que este e aquele recebem; as pensões que quem não descontou recebe; o facto de um dia eu não ter direito a pensão porque o que estou a descontar agora é para pagar todas essas reformas... Provavelmente, os meus filhos já olham para os velhos como um fardo. Arrependo-me e prometo a mim mesma: Tenho que mudar o discurso. Tenho que passar a argumentar que também os velhos descontaram, que alguns trabalharam uma vida inteira, que têm direito a ser recompensados, que temos que ser solidários para com todos.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário