quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como não lhes tramar a vida

O título do post é o nome do livro de Oliver James, pedopsicólogo britânico, e é vocacionado para as mães de classe média. Os pais não lêem, quem lhe dera a ele que lessem!, confessa. E as mães de classe baixa têm onde gastar melhor o seu pouco dinheiro do que em livros sobre pedagogia.
Como não lhes tramar a vida, publicado pela Civilização Editora, é para as mães que estão agora grávidas ou que têm bebés recém-nascidos e para quem os tem menor de três anos.
Oliver James define o que são as mães protectoras, as organizadoras e as flexíveis. Reflecte sobre a maternidade britânica onde a maioria das mulheres fica em casa, a cuidar dos filhos, ou contratam amas ou enfermeiras para lhes darem um apoio e umas luzes sobre como cuidar dos filhos; onde as creches têm pouca qualidade e se dá pouca importância aos primeiros anos - James recorda que as creches foi um dos grandes investimentos de Blair mas que o filho mais novo do primeiro-ministro nunca frequentou uma...
Apesar de reflectir bastante sobre a sociedade britânica, vivemos num mundo globalizado e conseguimos rever-nos em pelo menos um dos tipos de mãe que James identifica, senão em todos!
Gostei sobretudo do poema de Philip Larkin, This be the verse, citado logo na primeira página.

Seja este o poema

Tramam-te a vida, a mamã e o papá.
Ainda que a sua intenção não fosse má.
Passam-te todas as falhas que havia em si
E juntam-lhes mais algumas, só para ti.

Mas também foram tramados, os teus pais,
Por idiotas de cartola e jaquetão,
Que ora se mostravam tesos e sentimentais
Ora se abocanhavam no pescoço, como um cão.

E desta forma se perpetua a infelicidade
Como a costa mar adentro, até ao fundo.
Assim que possas foge a toda a velocidade,
E não te lembres de trazer filhos a este mundo.


BW

Sem comentários:

Enviar um comentário