terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

férias? quando?

O Despacho 2237/2011, no DR nº 21 de 31/1/2011, que fixa os calendários de exames do 3º CEB e do ensino secundário e a afixação de pautas e recursos, deixou-me deprimida. Com o último exame a acontecer a 27 de julho e, consequentemente as pautas da segunda fase a saírem a 9 de Agosto, vamos ver este ano lectivo entrar por Agosto dentro.

Aqui fica, então, o calendário dos exames nacionais deste ano:

3º ciclo
1ª chamada
Língua Portuguesa - 20 junh0
Matemática - 22 de junho
2ª chamada
Língua Portuguesa - 27 junh0
Matemática - 30 de junho

Ensino Secundário
Consulte o calendário aqui.

Destacamos o exame nacional de Português (código 639) no dia 20 de Junho, a abrir a época de exames; o de Biologia-Geologia (702) no dia seguinte, dia 21; Matemática no dia 27 e Física e Química A no dia 28 de Junho.
A 2ª época começa uma vez mais com o exame nacional de Português, no dia 22 de Julho. O último exame desta 2ª época é o de Matemática, no dia 27 de Julho, que como habitualmente deverá ter muitos alunos... Tardíssimo, comparativamente aos anos anteriores...

Ana Soares

4 comentários:

  1. Que ponham os senhores ministros a corrigir as provas.

    ResponderEliminar
  2. Este Ministério da Educação é fantástico! Agora que já não vão pagar a correcção dos exames e as deslocações é que prolongam o calendário dos exames. Se entretanto choverem atestados médicos...não se surpreendam!

    ResponderEliminar
  3. Ana, o exame de segunda fase de Matemática é a 27 de Julho. Como diz, tardíssimo... As pessoas não fazem ideia de como funciona um agrupamento de exames e de toda a logística que envolve. Como tenho trabalhado num (e esse trabalho começa muito antes do início da primeira fase e termina muito depois do término da segunda - devido aos inúmeros pedidos de reapreciação de provas), estou a pensar seriamente em não aceitar. Aliás, com este calendário, quem aceitar deve estar preparado para não ter férias ou então deixa de dar aulas a partir de Maio para tirar os dias a que tem direito. Igualmente, com estas datas, muitos dos professores correctores (milhares) terão de ter férias antes dos exames (muito difícil...) ou só a partir da segunda semana de Agosto. Como o Ministério vai criar uma "bolsa de professores correctores" (a quem dará formação não se sabe bem quando e com que prejuízo para as actividades lectivas), fará, com certeza, a gestão das férias dos professores. E cada vez menos se estranha que, da geração que está a entrar para as universidades, já poucos ambicionem seguir a carreira docente (e a qualidade vai piorando todos os anos...).

    ResponderEliminar
  4. A troca de julho com junho deve ter sido o meus subconsciente a falar mais alto e a negar esta triste realidade...
    Acho que só os professores têm noção do trabalho que um secretariado de exames acarreta. Este ano o trabalho, para além de cansativo, será violento...

    ResponderEliminar