sábado, 11 de dezembro de 2010

Ainda o Estudo Acompanhado

Aguardam-se esclarecimentos sobre a notícia do post da Bárbara.

Pessoalmente, não sei ainda se aquelas são boas notícias, pois no dia três do corrente mês parecia que o Estudo Acompanhado tinha acabado.

Agora temos uma notícia que nos diz que este é obrigatoriamente para a disciplina de Matemática (pelos vistos deu-se a ressurreição desta área disciplinar!). Depois, a mesma notícia diz que as escolas podem escolher e decidir se as referidas horas, afinal, são para o Português ou para as ciências.

As potenciais boas notícias são, efectivamente, a consciência de que é preciso investir no ensino da nossa língua materna e da matemática.
Não esqueçamos que no próximo ano entram em vigor novos programas do básico para estas duas disciplinas e, nos dois casos, os programas foram feitas para mais do que a actual carga lectiva...
Além disso, não esqueçamos também que estes são os dois domínios do saber responsáveis pelo sucesso dos alunos em todos os outros.
Por último, não esqueçamos que, apesar dos resultados do Pisa, os nossos resultados nacionais ainda deixam muito a desejar.
Manifesto desde já a minha curiosidade relativamente à outra novidade da notícia: as tutorias digitais, nomeadamente na área do Português. Como? Quem? Quando?

Acabo como comecei: aguardam-se esclarecimentos para perceber se estas são, efectivamente, boas notícias.


Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário