sábado, 9 de outubro de 2010

Ciberescola da Língua Portuguesa

A Ciberescola da Língua Portuguesa, plataforma de recursos interactivos e cursos a distância de apoio ao ensino do português, já está em linha. O lançamento decorreu no passado dia 22 de Setembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa, no âmbito do certame Portugal Tecnológico 2010, a maior mostra nacional de tecnologia e inovação em Portugal.


O sítio, de iniciativa de Ciberdúvidas da Língua Portuguesa com o apoio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Portugal), disponibiliza o acesso gratuito a um conjunto estruturado de exercícios interactivos que regista o percurso/progresso de cada aprendente-utilizador. Para Português Língua Materna (PLM), os níveis contemplados vão do 5.º ao 12.º ano: oferece-se uma variedade alargada de actividades, da ordem da compreensão oral e escrita, gramática e produção escrita, em articulação com textos-suporte, dicas, explanações, ficheiros de imagem, som e vídeo.

Mas a Ciberescola tem também uma forte componente de Português Língua Não Materna (PLNM) para os níveis A2 e B1 (ver Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), estando prevista a cobertura dos restantes níveis durante o corrente ano lectivo.

O seu público-alvo são alunos dos diferentes sistemas de ensino ou simplesmente pessoas que querem aprender português (não têm de estar inscritas em nenhum estabelecimento de ensino); mas também, obviamente, os professores, para quem se disponibilizam guiões de utilização dos exercícios nas aulas.
A Ciberescola da Língua Portuguesa, a par do Plano Tecnológico da Educação nas escolas portuguesas, é justamente o tema em foco nas emissões dos programas Língua de Todos (sexta-feira, 24 de Setembro, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte às 9h10*) e Páginas de Português (Antena 2, dia 26, 17h00*). Estes programas estão também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário