segunda-feira, 6 de setembro de 2010

diz-me o que lês, dir-te-ei quem és

Tenho de confessar que, na praia, não resisto a olhar à volta a ver o que lêem os meus vizinhos. Na verdade, não é pelos vizinhos, é mesmo pelos livros, esses estranhos objectos com poder de hipnotização. E não é por mal que o faço, mas não resisto a espreitar os títulos dos livros, autor ou o "tipo". Uns invejo, outros nem por isso. E depois, também sem querer, crio imagens das pessoas. Na verdade, não acredito na versão do provérbio português que diz "diz-me o que lês, dir-te-ei quem és", pois também eu, por obrigação ou para conhecer, leio coisas com as quais não me identifico. No entanto, alguns retratos são impossíveis de evitar e começam a desenhar-se na minha cabeça. Por exemplo, que retrato fazer da avô rezingona que se queixa da correria dos meus filhos na praia cuja neta de dez anos (no máximo!) lê Nicolas Sparks deitada na toalha? E que pensar da família - pai, mãe e filha adolescente - que aluga uma barraca na praia e dela não saem os três e cujo pai passa as tardes a ler e sublinhar a bíblia e uma revista de uma seita religiosa? Bom, estes foram os casos que, este ano, mais me permitiram efabular, pois, na realidade, na vizinhança mais próxima e debaixo do mesmo toldo, partilhamos gostos e até livros.
Para o ano, no culminar das férias, faço antes um post a partir de uma nova versão do provérbio que me parece mais justa: diz-me o que gostas de ler e dir-te-ei quem és.
Ana Soares

2 comentários:

  1. Lamentável!
    Todos temos de ler e muito para decidir de que autores gostamos.
    De que género de literatura mais apreciamos.
    Logo há provérbios que não estão certos!!!
    Exemplos: posso dizer que gosto das obras de James Joyce ou Truman Capote depois de ler o conjunto das suas obras.

    ResponderEliminar
  2. De pleno acordo: todos temos de ler muito e de tudo. Por isso também não concordo com a versão que diz "diz-me o que lês, dir-te-ei quem és".
    No entanto, o conjunto das obras que vamos seleccionando porque nos identificamos com elas pode dizer quem somos: diz-me o que gostas de ler, dir-te-ei quem és.
    Não entendi o comentário, pois parece-me que estamos de acordo.

    AS

    ResponderEliminar