segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Férias e chumbos

Em período de férias não leio senão as gordas na vitrina da papelaria da terra ou nas mãos de outros veraneantes; não vejo telejornais (a essa hora estou à espera do pôr-do-sol, à beira-mar), não ouço rádio, nada. Viste os incêndios? Não. O mau tempo na Europa? Não. A entrevista de Isabel Alçada sobre os chumbos? Cruz, credo! Estou de férias!
Interrompidas as férias por uns dias, dou uma vista de olhos pelo que se passou nas últimas semanas. Parece-me que na educação, o mais palpitante foi mesmo a entrevista da ministra que defende acabar com os chumbos e recordo uma conversa de praia, com um amigo que, por acaso é professor. Na sua escola fazem turmas por níveis (errado, digo eu, lembrando as correntes que dizem que os meninos devem estar todos misturados, é bom para todos, continuo já com alguma ironia na voz).
Este ano, continua ele, fizeram uma experiência. Uma turma só com os maus, 20, com direito a dois professores de cada disciplina, dois de Português, dois de Matemática, dois de Educação Física, pares para tudo. Resultado: só um aluno é que passou, os restantes 19 chumbaram.
A escola falhou, digo para o acicatar. "Eles não querem saber, eles não estão minimamente interessados em estudar. Foram todos recambiados para CEF's", e a conversa fica por ali.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário