domingo, 18 de julho de 2010

O estilo saramaguiano

A principal característica do estilo saramaguiano é vastamente conhecida: o uso inesperado da pontuação (a subversão das regras, dirão mesmo alguns).
Na citação abaixo, descobrimos como nasceu esta característica que teve a estreia com o romance Levantado do Chão quando, recolhido o material para este romance, o escritor não sabia como lhe pegar.

"Ao fim de três anos de dúvidas continuava sem saber como abordar o tema que, à primeira vista, tinha muito que ver com o neo-realismo literário. Mas não me seduzia nada, não me aliciava, não me agradava a ideia, apesar de respeitar muitíssimas obras neo-realistas. O que não queira era repetir algo que de alguma forma pudesse estar já feito [...] chegou 1979 e continuava sem saber como começar, mas o tempo estava a passar e como queria escrever o livro, sentei-me a trabalhar. Fi-lo sem saber sequer o que queria dizer, ainda que algo me sussurrasse que aquele não era o caminho, mas nem sequer sabia o que podia pôr no seu lugar até que dissesse: é isto. Então comecei a escrever como toda a gente faz, com guião, com diálogos, com a pontuação convencional, seguindo a norma dos escritores.
Quando ia na página vinte e quatro ou cinte e cinco, e talvez esta seja das coisas mais bonitas que me aconteceram desde que estou a escrever, sem o ter pensado, quase sem me dar conta, começo a escrever assim: interlignado, interunindo o discurso directo e o discurso indirecto, saltando por cima de todas as regras sintácticas ou sobre muitas delas."
João Lopes, 2010, José Saramago - Biografia, edições pluma

Sem comentários:

Enviar um comentário