terça-feira, 1 de junho de 2010

As crianças talibés

Há uns meses, 39 jornalistas reuniram-se em torno de uma ideia do Luís Castro - jornalista da RTP que fez um trabalho sobre crianças guineenses exploradas e sobre a ONG africana "SOS-Crianças Talibés" que combate as redes de tráfico de crianças entre a Guiné e o Senegal - o objectivo foi juntar um conjunto de histórias num livro cuja receita será inteiramente para essa ONG.
A ONG é fruto do trabalho do professor Malan Baio Ciro, um muçulmano que luta contra os mestres corânicos que levam as crianças para as madrassas, mas que, na verdade, as obrigam a ir para a rua mendigar.
A ONG guineense "SOS-Crianças Talibés" precisa de 12 mil euros para construir o centro em Bafatá e para comprar quatro motorizadas e algumas bicicletas. Só assim poderão acolher as "crianças talibés" resgatadas aos traficantes (já conseguiram recuperar 1200) e deslocar-se às tabancas, sensibilizando os pais para os perigos que correm ao deixar que os filhos sejam levados para as madrassas.

Agora, o livro com 40 contos conhecidos de todos mas reinterpretados por cada um dos jornalistas (eu inclusive) está concluído. Chama-se Histórias sem aquele era uma vez, foi editado pela Porto Editora e o lançamento é hoje, às 21 horas, no BBC, em Lisboa.
Espreitem numa livraria, comprem e divulguem porque é por uma boa causa!
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário