quarta-feira, 5 de maio de 2010

Iniciação à leitura - primeiras leituras e banda desenhada

A professora do meu filho convidou os seus alunos a escolher um livro de banda desenhada para levarem para a sala, terem debaixo da secretária e irem lendo no intervalo das actividades. Excelente ideia. Na altura em que o fez, a turma ainda não tinha aprendido muitas letras e ele resolveu levar um clássico da bd: um grande Astérix e Obélix. Certamente que manipulou o livro, observou as imagens, os balões, terá compreendido melhor o que é uma banda desenhada. Mas não sei se terá lido muito. Reconheço que as alternativas que tínhamos em casa eram todas do género ou, então, sem palavras, como a colecção da Owly, de que já vos falei, e que não me pareceu ser adequada ao objectivo.

Foi, então, mais tarde, na feira do livro da escola, que acabei por comprar aquela que me parece ser a banda desenhada ideal para a fase da iniciação à leitura e escrita. O meu rapaz e o interesse que este colocou nos livros da colecção comprovaram esta minha ideia. De Hergé, também um clássico da bd, Quim e Filipe é uma colecção fabulosa. Cada volume apresenta micro histórias de duas páginas, pelo que a tarefa da leitura não se afigura muito cansativa para os jovens leitores e, por outro lado, torna o acto da leitura gratificante, pois rapidamente se conclui uma história e se tem o prazer desse feito. São divertidas aventuras dos dois rapazes, com bastante sentido de humor.

Na minha perspectiva, uma excelente iniciação à leitura de banda desenhada.

Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário