segunda-feira, 26 de abril de 2010

“A Língua Portuguesa no século XXI - Desafios e Oportunidades”

ISCTE-IUL discute a língua portuguesa no século XXI na preparação do IV Festlatino

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) discute amanhã, terça-feira, 27 de Abril, os desafios e oportunidades para a língua portuguesa no século XXI, durante o seminário preparatório para o IV Festlatino - Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas.
Este evento, que se realizará no Recife, no Brasil, em Novembro de 2010, tem como objectivo ampliar os vínculos entre os países europeus de línguas neolatinas, os países ibéricos, a América Latina, os Estados membros do Mercosul e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O seminário decorrerá no auditório B – 203 do ISCTE-IUL, com o patrocínio desta universidade, da CPLP, do Instituto Camões, da Associação Mares Navegados e do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco. Além de preparar o IV Festlatino, o principal objectivo do seminário será debater sobre as principais potencialidades do uso da internet para a difusão de conteúdos em línguas latinas, principalmente em língua portuguesa.

A cerimónia de abertura tem início às 9h30, com a participação de Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura; Domingos Simões Pereira, secretário executivo da CPLP; José Marcos Barrica, embaixador de Angola em Portugal; Celso Marcos Vieira de Souza, embaixador do Brasil em Portugal; Luís Reto, reitor do ISCTE-IUL; Eliane Zugaib, directora do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Simonetta Luz Afonso, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões; Silvana Lumachi Meirelles, secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura do Brasil; e Humberto França, coordenador-geral do Movimento Festlatino.

Os trabalhos decorrem entre as 9h30 e as 18h30, hora em que terá lugar a conferência de encerramento proferida por Luís Reto. Durante o evento serão ainda entregues os diplomas às Personalidades da Neolatinidade 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário