terça-feira, 27 de abril de 2010

A importância da Educação e dos professores

O Fórum para a Liberdade de Educação convidou Mona Mourshed, consultora da McKinsey e responsável pelos estudos "Como os melhores sistemas de ensino chegam ao topo" e "O impacto económico do insucesso das escolas americanas", para vir a Lisboa, no passado dia 14. Por motivos profissionais não pude assistir à conferência, mas o Diário Económico conversou com a especialista. Eis algumas das ideias que deixou:

Se o sistema de ensino norte-americano tivesse acompanhado, "entre 1983 e 1998, os resultados de países de topo como a Finlândia, o seu Produto Interno Bruto (PIB) podia ter tido mais dois milhões de milhões de dólares em 2008 (cerca de 1500 milhões de euros).
Para Mona Mourshed, os maus resultados das escolas americanas condenam o país a uma "permanente recessão".
Uma das principais frentes de combate na Educação é a redução da diferença nas notas de alunos provenientes de zonas mais desfavorecidas e a média geral, o que acaba por influenciar o próprio mercado de trabalho. "Começa com o facto de estudantes que vêm de ambientes desfavorecidos viverem em comunidades com escolas desfavorecidas. Ou seja, o contexto socioeconómico coloca-os logo um nível abaixo. Se vão para uma escola de fraca qualidade, voltam a descer mais um nível. A qualidade do ensino é mais baixa e limita a sua capacidade de ter boas notas, o que afecta também as suas possibilidades de ir para a universidade e tirar uma licenciatura. E a capacidade de ir para a universidade também afecta as futuras possibilidades de arranjar um emprego. É este o ciclo", explica Mona Mourshed.
Os estudos da McKinsey mostram a influência que um maior grau académico pode ter nas nossas vidas. Especificamente, os dados da consultora mostram que um adulto licenciado, em comparação com um cidadão que se tenha ficado pelo 12º ano, ganha 70% mais em salários ao longo da sua vida, cultiva um estilo de vida mais saudável, tem uma menor tendência para ser preso e uma maior tendência para votar.
(...)
Para Mona Mourshed, os melhores sistemas educativos compreendem que a qualidade dos professores é o factor mais influente na melhoria dos resultados escolares. Assim, países como a Finlândia recrutam os professores na elite dos dez por cento de melhores licenciados em áreas específicas de conhecimento, que não a de ensino, e depois fazem-nos passar por um exigente regime de treino para a docência. Nestes países, lembra a norte-americana, é difícil chegar a professor e apenas um em cada 10 candidatos consegue satisfazer os requisitos necessários. Nos sistemas educativos de topo, ser professor é uma posição de prestígio."

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