domingo, 11 de abril de 2010

Galiza e Santiago de Compostela

Foi, então, por terras galegas que andámos estes dias. Saímos às seis da manhã, com destino último a Santiago de Compostela, com os miúdos ainda de pijama, para que dormissem ainda um bom bocado na viagem e a mesma lhes parecesse mais pequena. O pequeno almoço para despertar e o trocar de roupa ainda em Portugal. Passámos o rio-fronteira já todos acordados. Aprendemos as cores da bandeira de Espanha. Treinámos dizer obrigada. Uma grande emoção para os mais pequenos: estar noutro país e ir dormir fora de casa! Para os pais, a emoção de uma aventura a quatro. Gostamos de visitar, passear, andar de carro, mas os tempos dos miúdos nem sempre são compatíveis com os objectivos que nos propomos para cada etapa da viagem. Agora que ela já tem três anos, pareceu-nos que podíamos arriscar. E, de facto, correu bem. É claro que tivemos de nos ajustar, parar também em parques infantis e em Noia, junto à costa, até fizemos os quatro o nosso piquenique dentro de um grande barco - um equipamento de um parque infantil!
Ana Soares

1 comentário:

  1. Na nossa solidão da lusofonia encontramos mesmo até o seguinte: "Aprendemos as cores da bandeira de Espanha"... mas nada falar a respeito da nossa pátria, do nosso país: da Galiza.
    Essa que na sua bandeira compartilha as cores da anterior bandeira portuguesa (e não tenho saudade daquele regime!!). Compartilhamos língua, mesmo que perseguida e proibida outra vez nas escolas (só pode ser leccionado um masximo do 50% do horário em língua galega ou português da galiza).

    Alguns, poucos, mas entre eles ao grande
    Lindley Cintra defendemos a unidade linguística galego-portuguesa. Recentemente formalizou-se a constituiçao da Academia Galega da Língua Portuguesa. Que o castelhano-espanhol nos invade e impede todo reconhecimento com o português porque isso suporia um revitalizar da nossa língua...

    Portugueses: vinde à nossa Galiza como o que somos: galegos, irmãos... ou mesmo compartilhando pátria de Pessoa: a língua.

    deixo...

    www.pglingua.org
    www.aglp.net

    ResponderEliminar