quinta-feira, 1 de abril de 2010

A aventura americana termina hoje...

... mas nos proximos dias ainda aparecerao mais alguns posts, escritos por estes dias mas agendados, como que para fazer durar a experiencia!
O balanco so pode ser positivo! Foi bom ter falado com tantas pessoas diferentes, visto algumas escolas. Uma pena nao termos visto mais porque 'e no terreno que se sente se as coisas funcionam ou nao!
O programa foi muito intenso, com muitos encontros e muita informacao que ainda estou a digerir, que exige fazer pesquisa. Com reunioes a comecar cedo, visitas, conversas, viagens de um lado para o outro e, muito cansativo, mas 'e um cansaco bom!
O que 'e que se pode aprender com o sistema educativo americano? A ser mais responsavel. 'E a responsabilidade dos directores, dos professores e dos pais que me espantou. 'E o empreendedorismo, a angariacao de fundos, o querer mais e melhor para os estudantes que me fez admirar o sistema. 'E o sistema todo ser avaliado e nao apenas os alunos, mas os outros intervenientes. 'E os professores terem que fazer prova de entrada na carreira e ter de a repetir de cinco em cinco anos (como acontece em Massachussetts), serem avaliados e, caso as coisas nao corram bem, saiam do sistema.
Contudo, eles reconhecem, ainda ha muito a fazer - eles tem pessimos resultados nas avaliacoes internacionais e essas fazem os paises pensar sobre o que 'e que devem fazer para melhorar - e nao tenhamos ilusoes, os problemas sao iguais: como combater o abandono, o insucesso, como fazer os alunos aprender, como combater a violencia, a desigualdade de acesso 'a educacao, a gravidez adolescente, o desinteresse das familias, a pobreza, a falta de financiamento das escolas. Tudo isto multiplicado por milhoes e milhoes de alunos.
Por esta experiencia tenho de agradecer ao Departamento de Estado dos EUA e 'a Fundacao Luso Americana para o Desenvolvimento, sem os quais nao seria possivel fazer esta viagem. Muito obrigada.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário