terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Morreu Rosa Lobato Faria

Foi locutora na RTP na década de 1960, mas tornou-se mais conhecida do grande público quando participou na primeira novela portuguesa "Vila Faia", onde fazia um personagem insatisfeito com a vida, sempre de cara fechada. Lembro-me de "Beatriz" sentada num canto de um sofá, muito direita a bordar e a falar mal de tudo e de todos.
Era apenas um personagem. Rosa Lobato Faria era uma mulher divertida e a prova é que trabalhou com Herman José em "Humor de Perdição" onde também foi argumentista, num tempo em que ainda não havia Produções Fictícias. Fez televisão e cinema. Os mais novos lembram-se dela na série da RTP "A minha sogra é uma bruxa".
Escreveu letras para muitas músicas, entre elas algumas que fizeram sucesso nos festivais da canção como "Amor de Água Fresca", cantado por Dina e "Chamar a Música", interpretado por Sara Tavares. Os últimos anos foram feitos de escrita, para adultos e para crianças, obras publicadas por cá, mas também no estrangeiro. Desejava publicar novo romance ainda este ano.
Rosa Lobato Faria morreu hoje, aos 77 anos, uma semana depois de ter sido internada com uma anemia grave, num hospital privado de Lisboa.
BW

2 comentários:

  1. Obrigada por tudo o que partilhou connosco. E ATÉ BREVE.

    ResponderEliminar
  2. ate sempre rosa ficas nos nossos coracoes

    ResponderEliminar