terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um filho homossexual

A homossexualidade não é nova, sempre existiu, mas continua a ser desconfortável para os pais lidar com a questão. São as piadas, o preconceito, o desdém, muitas vezes revelado à frente dos filhos.
Volta e meia, por culpa da actualidade, o tema vem à baila. O que é a homossexualidade?, perguntam os mais novos. Se falarmos com naturalidade das relações entre pessoas do mesmo sexo, como falamos das relações entre pessoas de sexo diferente, estaremos a fazê-los crescer na tolerância e no respeito pelos outros. Estamos a dizer-lhes que lá fora, na escola, no grupo de amigos, etc, podem encontrar outras pessoas que são diferentes e devem respeitá-las por isso. Estamos também a abrir-lhes as portas para que confiem em nós caso descubram que a sua orientação sexual é diferente da nossa. Em suma, estamos a transmitir-lhes que podem contar connosco.
Este domingo, na Notícias Magazine, o pediatra Mário Cordeiro escrevia sobre o tema e lembrava que se a adolescência já é complicada para os miúdos que fazem parte da maioria heterossexual, muito mais difícil será para os que descobrem ser homossexuais. E alerta que, por vezes, estes jovens podem ser «"empurrados para a clandestinidade", o que pode trazer um menor acesso a serviços, um maior desconhecimento de informação credível, e um aumento de problemas psicológicos e sociais, numa adolescência pontuada por dúvidas, angústias e "duelos" entre modelos de vida, de comportamentos, de relações e de concepções de sociedade
A não aceitação da homossexualidade pode levar à exclusão, ao assédio e pode ter repercussões no desenvolvimento, no sucesso escolar e na futura integração no mercado de trabalho, acrescenta o pediatra.
Certamente que nenhum pai quer que o seu filho passe por tudo isto sozinho.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário