sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Ano da Morte de Ricardo Reis

«Educado num colégio de jesuítas, é médico; vive no Brasil desde 1919.»


"O Dr. Ricardo Reis nasceu dentro da minha alma no dia 29 de Janeiro de 1914, pelas 11 horas da noite. Eu estivera ouvindo no dia anterior uma discussão extensa sobre os excessos, especialmente de realização, da arte moderna. Segundo o meu processo de sentir as coisas sem as sentir, fui-me deixando ir na onda dessa reacção momentânea. Quando reparei em que estava pensando, vi que tinha erguido uma teoria neoclássica, e que a ia desenvolvendo. Achei-a bela e calculei interessante se a desenvolvesse segundo princípios que não adopto nem aceito. Ocorreu-me a ideia de a tornar um neoclassicismo «científico» [...] reagir contra duas correntes — tanto contra o romantismo moderno, como contra o neoclassicismo à Maurras. [...]"


Fernando Pessoa, 1914?

Fernando Pessoa. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. (Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1996. - 385.


Consultar os dactiloscritos do prémio Nobel, passear pelas páginas anotadas, conhecer os materiais que apoiaram a reconstituição d'O Ano da Morte de Ricardo Reis e deram nova vida a este heterónimo pessoano é um convite tentador.
Deixem-se tentar e espreitem aqui as anotações de José Saramago.
Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário