sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novo acordo, novos dicionários



De Aldina Vaza e Emília Amor, a 2ª edição revista e aumentada do Dicionário Verbo de Língua Portuguesa integra as alterações introduzidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Apresenta as novas grafias de todas as palavras, mantendo as grafias antigas para facilitar a transição. Inclui ainda um anexo com todas as alterações resultantes do novo acordo.
Tem também a vantagem de integrar a nova versão da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, o que se reflecte na classificação actualizada de todas as palavras, nomeadamente nos verbos, e integra as novas tabelas de quantificadores, pronomes e orações.


Um volume para ter em casa, pelas dimensões e preço (cerca de 38 euros), mas que tem a vantagem de estar actualizado tanto no domínio da ortografia como da terminologia. Um dois em um muito útil.


Ana Soares



2 comentários:

  1. Sem tempo, lamentavelmente, vou cometer uma pequena heresia, perguntando: qual a v/posição sobre o N.A.O.? Acham que a língua deve ser escrita como de fala - como sustenta o "científico" Malaca Casteleiro e outros?

    Abraço (tenho este blogue linkado no meu)!

    a) http://flordocardo.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Muito sinceramente, acho ridículo estarem a "abrasileirar" o português. Estive a ver na loja um destes dicionários novos e deu-e arrepios só de ver que ensinavam a escrever palavras como tecto-teto ou actor- ator.
    Qualquer dia estamos a utilizar constantemente os verbos no gerúndio.

    ResponderEliminar