quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais tempo

Digo muitas vezes que gostava que os dias tivessem mais quatro horas: uma para acabar trabalhos que deixo pendentes de um dia para o outro, mais duas para estar em família e mais uma para dormir.
Hoje, a senhora ministra da Educação reconheceu "que os professores precisam de tempo para corrigir o trabalho dos alunos, considerando tratar-se de uma tarefa fundamental para a qualidade da aprendizagem.", conforme noticia o PÚBLICO.
Por exemplo, uma turma de testes de Português - Secundário toma cerca de 7/8 horas de correcção. Eu fiz este cálculo somando todos os bocadinhos que uso para este efeito (pois não tenho um dia livre para corrigir os testes de cada uma das turmas que tenho!): uma hora de manhã, mais trinta minutos à hora do almoço, mais uma hora ao final da tarde, etc. Pedi a outra colega que fizesse a "estatística". Os cálculos dela corresponderam aos meus.
Pois é, parece evidente, mas nem sempre este tempo é valorizado. Boas aulas exigem tempo de preparação, notas justas nos testes exigem tempo e calma para a sua correcção, boas ideias e estratégias adaptadas exigem tempo de pesquisa, leitura e preparação de materiais.
Falta-nos tempo!
Ana Soares
PS - Mas, então, como é que eu mantenho um blogue e dois filhos? Muita ginástica, trabalho cooperativo cá em casa e muito sono quando o despertador toca!

Sem comentários:

Enviar um comentário