domingo, 31 de janeiro de 2010

A gripe A e vacina: algumas respostas e esclarecimentos

"Não é factualmente possível dizer que a vacina da gripe pandémica é perigosa"

Muitas das nossas dúvidas quanto ao vírus da gripe H1N1 e respectiva vacina respondidas por Keiji Fukuda, o responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) pela gestão da pandemia de gripe A. Entrevista conduzida por Catarina Gomes, Público. Leia-a na íntegra aqui.

"Quase nove meses após a declaração da primeira pandemia do século XXI, o médico Keiji Fukuda, que esteve ontem em Lisboa a dar uma conferência, diz que, quando se fala "de surtos", já não se trata apenas da propagação de doenças e vírus, mas também de informações. Neste contexto, a OMS precisa de aprender a comunicar de forma diferente.

Como responde às críticas recentes do ex-presidente da comissão parlamentar de saúde do Conselho da Europa, o médico Wolfgang Wodarg, que aconselha as pessoas a não se vacinarem contra a gripe A (H1N1) por causa de supostos riscos, incluindo cancro?

Até agora foram vacinadas mais de 200 milhões de pessoas, o que quer dizer que há já uma extensa experiência prática e não vimos, em termos de segurança, provas de efeitos secundários diferentes dos da vacina sazonal. Neste momento não é factualmente possível dizer que a vacina é perigosa.

(...)

Outra surpresa foi, até agora, a pouca gravidade desta gripe. Uma das questões que agora se coloca é uma eventual mudança dos requisitos da OMS para declarar uma pandemia de gripe, para passar a incluir critérios de gravidade da doença?

Essa questão está a ser avaliada e não é possível dizer que vai passar a ser um critério. Fazer com que seja um requisito encerra perigos. Coloca-se a questão de saber se esperamos que muitas, muitas pessoas morram para percebermos qual o grau de gravidade. Aconselhar os países a esperar e não tomarem acções preventivas até a situação estar má seria um conselho difícil de dar. Nesse caso, só nos podíamos penalizar por não termos feito nada. E depois de quem é a responsabilidade?"

Sem comentários:

Enviar um comentário