terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fernando Pessoa apresentado aos mais novos

O meu primeiro Pessoa: é este o título de uma obra de Manuela Júdice e publicada pela D. Quixote que faz uma apresentação da vida e obra do poeta aos mais novos.
Intercalando a biografia com os textos do poeta e ainda com as ilustrações de Pedro Proença, este é um livro essencial à biblioteca dos jovens aspirantes a poetas e jovens leitores. Muitos dos textos da peça de teatro "Havia um menino chamado Pessoa" estão aqui. O livro torna-se, assim, uma forma de reviver o espectáculo.
Do "Mostrengo" aos textos escritos para as crianças, este volume apresenta uma selecção simples mas de qualidade para os mais novos. Deixo-vos como exemplo este texto que o tio Fernando escreveu para os seus sobrinhos (no espectáculo eu fui o 3 e o meu filho foi o 6; eu dei um belo meio espirro e ele penteou-se com um mini bolo-rei!).
Ana Soares

Poema Pial

Toda a gente que tem as mãos frias
Deve metê-las dentro das pias.
Pia número UM
Para quem mexe as orelhas em jejum.
Pia número DOIS,
Para quem bebe bifes de bois.
Pia número TRÊS,
Para quem espirra só meia vez.
Pia número QUATRO,
Para quem manda as ventas ao teatro.
Pia número CINCO,
Para quem come a chave do trinco.
Pia número SEIS,
Para quem se penteia com bolos-reis
Pia número SETE,
Para quem canta até que o telhado se derrete.
Pia número OITO,
Para quem parte nozes quando é afoito.
Pia número NOVE,
Para quem se parece com uma couve.
Pia número DEZ,
Para quem cola selos nas unhas dos pés.
E, como as mãos já não estão frias,
Tampa nas pias!

Fernando Pessoa

1 comentário:

  1. Educar em Português é assim:

    http://porquemedizem.blogspot.com/2010/01/das-janelas-da-minha-escola.html

    ResponderEliminar