domingo, 17 de janeiro de 2010

As crianças e a cozinha

Recebi um livro que há muito tempo "namorava". Um livro de receitas do Oliver. Sempre me impressionou a forma rápida, feliz e fácil como ele prepara pratos maravilhosos. Gostava de ser assim. Mas não sou... por isso o livro é uma esperança!
Falo-vos hoje dele pois o mesmo apresenta algumas receitas especificamente para serem realizadas com crianças (embora elas possam participar na confecção de quase todos os pratos, assumindo as tarefas mais simples e menos perigosas, claro!), mas sobretudo para vos trazer uma pequena citação da reflexão que ele apresenta sobre as crianças:

"A sério, tente fazer com que as crianças se envolvam em algumas decisões nas compras, porque elas só querem ser tratadas como adultos. Em vez de as fazer segui-lo enquanto enche o carinho, peça-lhes que escolham um ananás, cheirando-o para ver se está maduro, por exemplo. As crianças são esponjas e lembram-se de tudo. Por isso fale com elas, pergunte-lhes que peixe tem bom aspecto ou que carne comprar" (p.68)
Dias Felizes com Jamie Oliver, Civilização
Diz-me a minha própria experiência que o peixe que foi escolhido pela criança se torna muito mais apetitoso para ela quando o mesmo lhe aparece no prato e ela o reconhece (ou não!) como sendo aquele que escolheu. Também aquelas maçãs - a verde que a criança escolheu para o pai e a vermelha que pôs no saco para a mãe - se vão tornar muito mais doces ao jantar pelo simples facto de terem sido "escolhidas" e a refeição pode, assim, ganhar outro sabor!
Experimente!
Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário