sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Numa semana quatro mulheres foram mortas pelos namorados

Sandra, 25 anos e Marinela, 23 anos foram mortas pelo namorado da primeira no sábado passado em Rio de Mouro. Sandra queria sair de casa, ingressar num curso profissional e o namorado, 25 anos, era contra. Suicidou-se.
Carla, 28 anos, mestre em Biologia ia começar o doutoramento, foi morta na segunda-feira pelo ex-namorado à porta da casa dos pais em Castelo Branco. O casal conheceu-se na universidade. O agressor está em prisão preventiva.
Joana, 20 anos, namorava há cinco com David, 22 anos, eram alunos do politécnico de Viseu. Joana foi morta pelo namorado na quarta-feira, em Mangualde. O rapaz é hoje ouvido em tribunal.
Lembro-me de um estudo da Universidade do Minho, divulgado há um ano que dizia que 25 por cento dos jovens entre os 15 e os 25 anos já foram vítimas de violência do namorado ou namorada. A investigação dizia que as novas gerações começam a agredir-se cada vez mais cedo e chegam a tolerar a violência sexual. Na altura foram inquiridos 4730 jovens dos ensinos secundário, profissional e universitário, e que abandonaram a escolaridade.
Como é que estamos a educar os nossos filhos?
Que exemplo é que damos em casa?
Como falamos com o pai/a mãe dos nossos filhos?
Que imagem têm eles do sexo oposto?
Os nossos rapazes respeitam as raparigas? E vice-versa?
Mostramos que amar é respeitar, sempre?
Ensinamos que a vida humana é única e inviolável?
BW

4 comentários:

  1. Pensei que era uma questão de anos, de mudança de mentalidades e que mesmo agora estes casos já não existiriam. Enganei-me, afinal a mudança da história das mentalidades nada tem a ver com isto. Haverá sempre quem terá comportamentos destes. Queiramos ou não. Acho que já nem se pode falar de machismo. Transcende esse lugar comum, afinal ainda tão desgraçado.Mas já é mais que isso. É violência e nunca desaparecerá. É realmente triste. Cada vez é menor o respeito pelo ser humano e todos os dias é visível nos media, em todas as instituições de socialização. Desde muito cedo se aprendem mecanismos de violência e cada vez se intensificam mais o desrespeito, a agressividade e a violência. Já ultrapassou o lugar comum do machismo.

    ResponderEliminar
  2. É assombroso...
    Realmente, já não sei se isto tem a ver com o machismo...e sim a mente arruinada desses que fizeram isso.
    Só alguem muito mal da cabeça é que comete crimes assim...
    Enfim..., a humanidade tá cada vez mais decadente... é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  3. As vezes penso como podemos viver num mundo assim .... teem que estar mesmo muito mal para fazerem o ke fazem ... que nao tem explicaçao.. ... mas acho que se procurar ajuda tudo tem remedio..... acho que nao é justo acabam com a vida de outras pessoas e deles proprios e tambem dos pais.... que chegam a um ponto nao sabem para que andam a criar um filho....acho que devemos andar todos atentos ao que nos rodeia porque as vezes a avisos e nos nao nos damos conta..... se isto continua assim qualquer dia vivemos num pais que ja ninguem tem respeito por ninguem e andamos aqui a matar-nos uns aos outros..... é dificil ver o mundo no que ele se esta a tornar.....

    ResponderEliminar
  4. ja tive varios namorados e ja fui vitima de violencia por parte de dois...a situaçao mais grave sem duvida que foi do ultimo que nao so me agrediu como tentou matar-me, felizmente consegui fugir do apartamento que partilhavamos tenho 21 anos e pergunto-me muitas vezes se é isto que as relaçoes consistem porque se for isto prefiro ficar sozinha do que mal acompanhada porque traumas ja me bastam. infelizmente existem imagens que me vao ficar sempre na memoria gritos e berros, sao varias as noites em que sonho com tudo isso...mas penso que a culpa e da sociedade que se torna cada vez mais violenta

    ResponderEliminar