sábado, 7 de novembro de 2009

Em Nice, a discutir a educação na Europa

A União Europeia quer saber o que pensam os cidadãos sobre a educação, mudanças climáticas, saúde, etc. Depois de debates nacionais estão a suceder-se os regionais. Os portugueses, juntamente com outros cinco países do Mediterrâneo (ninguém é perfeito, dizia um italiano) estiveram ontem a discutir a Educação, em Nice, França.
A escola deve ensinar os alunos a pensar ou deve prepará-los para o mercado de trabalho?
Deve haver uma uniformização dos currículos de todos os países? Estudar uma segunda língua desde a primeira infância? Até que ponto a harmonização não descaracteriza a individualidade de cada povo?
No final de um dia de discussão ficou muito pouca coisa realmente nova. As questões são sempre estas e as respostas são as mais diversas e, daqui por uns tempos, voltaremos a ouvir falar e a discutir as mesmas. Não é fácil viver a 27 e, ao mesmo tempo, querer competir com o resto do mundo. Sim, o segredo está na educação, mas todos temos dificuldade em fazer cedências e em mudar.
No fim do dia, ficou-me uma ideia posta em cima da mesa por Miguel Portas, eurodeputado pelo BE: Porque é que a educação bilingue é boa para os nossos filhos [estava a falar dos deputados que têm os filhos nas escolas internacionais em Bruxelas] e não a facultamos às crianças imigrantes que chegam aos nossos países?
Lembrei-me de um trabalho que fiz muito recentemente sobre uma turma do 1.º ciclo, no Vale da Amoreira, que aprende em português e em crioulo.
BW

2 comentários:

  1. Há alguns anos que existem estudos afirmando a inexistência de uma relação de causa - efeito entre bilinguismo e problemas na aprendizagem. Nesta matéria a questão central é o estatuto de uma das línguas, ou seja, a combinação crioulo e português pode ser um problema, enquanto, por exemplo, a de inglês e português pode ser um contributo para o desenvolvimento dos miúdos.

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  2. As primeiras conclusões, depois de dois anos de aulas de crioulo diárias e comparando com a turma de controlo é que as crianças da turma do crioulo têm uma bagagem cultural superior, além de melhores resultados. Mas os resultados finais só serão conhecidos quando chegarem ao 4.º ano. BW

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