segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vamos a votos!

O tempo é de eleições e de muitas perguntas: Em quem é que votam? O pai e a mãe votam no mesmo? Gostam do Sócrates? A Ferreira Leite é boa? E o Portas? Qual é a diferença entre o BE e a CDU? Qual é a diferença entre a direita e a esquerda? Porque é que não nos dizem em quem é que votam?!?
Não dizemos em quem é que votamos. Controlamo-nos para não dizer nada de desagradável sobre aquele candidato que nos irrita ou o outro que mente descaradamente. Não queremos condicionar a sua opinião, queremos que pensem por si e que, de preferência, cheguem às mesmas conclusões que nós, mas sabemos que corremos o risco de isso não acontecer!
Aproveitamos o que os políticos vão dizendo para exemplificar as diferenças entre políticas de direita e de esquerda e eles lá vão formando a sua opinião. É assim a liberdade de pensar e de crescer. E há muito tempo para formar opiniões. Afinal, eles ainda não têm os dados todos, ainda não leram os clássicos, nem os programas dos partidos!
Eles também têm as suas eleições e tempo de campanha para alguns cargos na escola, o que os ajuda a compreender a importância de participar. Por isso, por agora vamos insistindo na importância de ouvir, de comparar, de compreender, de decidir e de votar.
No livro Vamos a Votos!, de José Jorge Letria, com ilustrações de Sandra Serra, da Texto Editores, os amigos Francisco e Gonçalo, que não gostam de políticos, nem de campanhas, descobrem como funciona o sistema eleitoral. No final, há um esquema muito útil para explicarmos a organização do poder político e cada uma das eleições em que temos/vamos participar.
A partir de dia 11 acho que vamos conseguir descansar dos pedidos insistentes: Digam lá em quem votam... Eu não digo a ninguém...
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário