sábado, 24 de outubro de 2009

Saber Ser, Saber Estar

É um livro de etiqueta para crianças, de uma especialista em protocolo. Elisabete Vieira Canha de Andrade recupera um título com dez anos e dá-lhe novas histórias e personagens.
O objectivo é ensinar os mais novos a comportar-se bem à mesa, na escola, nas viagens, a falar, etc. "Incutir e fazer perdurar no tempo os bons valores morais que outrora nos eram transmitidos pelos nosso pais, avós, tios e outros familiares que ainda tinham tempo de passar aos mais novos", diz a autora.
Discordo ligeiramente da afirmação: etiqueta nada tem a ver com valores morais, mas sim com o viver em sociedade. E isso, sim, é importante que os nossos filhos saibam fazer.
O livro parece-me útil sobretudo para quem não aprendeu onde colocar os braços quando está à mesa; para quem não sabe que não se deve atirar papéis ou outro lixo pela janela do carro; para quem não sabe que deve cumprimentar toda a gente, mesmo que não receba resposta (o que nem sempre é fácil!).
E, já se sabe, ninguém vai admitir que desconhece estas regras! Mas para os mais novos, um livro pode ter uma autoridade que os pais, por vezes parecem não ter e aí, este Saber Ser, Saber Estar, da Texto, pode ser muito útil!
As ilustrações são de Raquel Pinheiro (vale a pena visitar a página de Internet da ilustradora) e dois por cento das vendas revertem a favor do Instituto de Apoio à Criança.
BW

1 comentário: