sábado, 31 de outubro de 2009

Amanhã é dia de Pão por Deus e não de "tricks & treats"!

Amanhã de manhã, há crianças que nas aldeias, vilas e em alguns bairros das cidades agarram em saquinhos de pano e vão pedir o "pão por Deus" aos vizinhos e amigos. Nos seus sacos vão cair nozes, castanhas, beijinhos (aqueles bolinhos cheios de açúcar), chocolates, rebuçados, mas também uma prenda dos padrinhos. O "pão por Deus" é uma tradição portuguesa e é uma pena que jardins-de-infância e escolas o substituam pelo Halloween, abóboras, chapéus de bruxas, aranhas e afins... Em vez do disfarce de bruxa, pegue num velho saco de pão, encha-se de coragem e vá ao "pão por Deus" com as crianças!
BW

3 comentários:

  1. Quem dera que estas tradições não morressem, substituídas por outras que não são nossas!
    Na minha terra, bairradina, diziam que pediam os "bolinhos e bolós" ou os "santórios", batendo de porta em porta, por vezes com abóboras iluminadas, em busca de frutos secos, as primeras chouriças do fumeiro, broa, um copito de vinho generoso, ...

    ResponderEliminar
  2. Aqui no Brasil é a mesma coisa! A cultura brasileira sofre como a cultura portuguesa forte influência da cultura inglesa e americana em seus usos e costumes. O tal dia das bruxas é o maior exemplo deste fato. Tenho esperanças que um dia isto vá melhorar e que cada país viva intensamente sua própria cultura local. A propósito não temos o dia do pão de Deus.

    ResponderEliminar
  3. Talvez possamos ter esperança. Desde há dois anos, no meu bairro, aparecem os miúdos a pedir o "Pão por Deus" substituindo o globalizado Halloween. Por curiosidade, o ano passado dei romãs e dois dos miúdos não sabiam o que eram.

    ResponderEliminar