terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vem aí um irmão...ou não!

As leituras são também uma forma de preparar a vinda de um irmão ou irmã.

Quando soubemos que ia haver uma mana cá em casa passámos a ler Um bebé na família, das edições Asa, ao nosso primogénito. Conseguimos mesmo que fosse ele a pedir-nos para ter um mano ou mana, como a Miffy, personagem de Dick Bruna.




Para além desta sugestão, adequada para os mais pequenos, há já muitas outras publicações com este mesmo fim. Recomendamos ainda, da Campo das Letras, Matilde - Vem aí um irmão.






Para os que querem mas não podem ter um mano ou mana, recomendamos um livro que encontrámos na Ikea: Francisca e os Irmãos Alces. Nesta história, um pouco non sense, a Francisca quer ter um irmão. E tanto faz que este seja mais novo ou mais velho. Acaba por adoptar, como irmãos, três alces. Entre muita tropelia, Francisca acaba a história a apanhar "caganitas" de alce no quarto (parte do livro que o meu filho disse logo que achava "nojenta" e que ainda bem que este livro era da irmã). A Francisca acaba por se convencer que é muito bom ter amigos na escola e os primos para brincar e assim também esta história sem irmãos tem um final feliz.

Ana Soares

1 comentário: