sexta-feira, 10 de julho de 2009

Trabalhos de férias

Tal como eu, muitos dos nossos leitores, certamente, também anseiam pelas férias, sinónimo de dormir mais, passear, mudar horários e regras. Ora, se as férias são tudo isto, devemos ou não "encher" os miúdos de fichas, trabalhos, revisões? Acho que não. Também eles precisam de mudar rotinas.

Mas não precisarão eles de treinar a escrita, o raciocínio, o cálculo durante as férias?

Claro que sim. Mas podem-no fazer escrevendo um diário ou escrevendo postais ou mesmo e-mails (desde que sem a praga das sinalefas do correio electrónico). Quanto ao cálculo, o troco dos gelados é uma hipótese para os mais pequenos e as horas de mudança das marés uma interessante sugestão para os mais crescidos.

Mas se os professores recomendaram que aquela criança pode ou deve treinar alguma destas áreas, pois, reservando uns dias para o completo descanso destas obrigações escolares, organize-se o tempo para trabalhar um pouco.


Sugiro, no entanto, que este trabalho seja diferente do que é realizado ao longo do ano, pelo que vos trago como hipótese uns livros/cadernos da Everest que nada se parecem com os manuais escolares, na forma ou textos, mas que treinam as mesmas competências. Trata-se da colecção Férias com a Disney.

Com as mágicas histórias e ilustrações do Peter Pan, da Bela e o Monstro, do Aladino e de tantas outras obras, os miúdos até se esquecem que estão a fazer "fichas".

As férias são um tempo diferente. Que as fichas também o sejam!
Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário