terça-feira, 7 de julho de 2009

Olhar para os resultados dos exames nacionais

Clicando aqui é possível aceder aos resultados dos exames das várias disciplinas desde 2006.

Sairam os resultados. E agora?
Os alunos fazem contas à vida. Chega ou não chega? Ir ou não ir à segunda chamada? Que curso colocar em primeira opção? Enfim... um sem número de contas e escolhas que devem ser muito bem feitas.
Quanto aos professores, este vão (ou deviam) agora olhar com olhos de ver estes resultados.
É preciso reflectir sobre o que melhorou, ou não, nas diferentes disciplinas a nível nacional e, mais concretamente, em cada escola. Ajustar práticas. Preparar para um melhor conhecimento e domínio de competências e também preparar para o exame (sabendo que este nem sempre é justo e que os resultados finais dependem também de muitos outros factores...).
No que diz respeito aos meus alunos, eles não se sairam mal, no geral. Claro que há sempre uma ou outra surpresa. Este dia é sempre um dia de alívio. Felizmente este ano com melhores notícias do que o ano passado.
Ana Soares

1 comentário:

  1. O exame de Biologia e Geologia
    No que diz respeito às notas do exame de Biologia-Geologia elas podem ser explicadas pelo facto das perguntas feitas pelo GAVE exigirem dados que não são apresentados no exame (pelo menos na parte da Geologia). São exemplos, as perguntas e respostas dadas pelo GAVE sobre Yellowstone. O Gave considera que a assimilação de rochas ácidas aquando da ascensão de um magma básico, relacionado com um ponto quente, explica a possível ocorrência, no futuro, de erupção explosiva.Todavia, de acordo com esta resposta e com os dados contidos no texto, o ponto quente já existia há 640ooo anos aquando da erupção explosiva catatrófica responsavel pela caldeira actual. Se assim é então a assimilação não permite explicar que desde há 70 ooo anos não ocorra nenhuma erupção vulcânica. Entendo assim a desilusão e mesmo irritação dos alunos que aprenderam Geologia através do raciocínio e da articulação de dados. A culpa não é vossa. Não entendi qual foio obectivo do Gave.

    ResponderEliminar