quarta-feira, 10 de junho de 2009

A nova gramática - da Tlebs ao DT

A Tlebs deu origem ao DT (Dicionário Terminológico), disponível na forma de plataforma on-line, de fácil e rápida consulta. Não é para os alunos. É um instrumento de consulta para docentes, e eventualmente pais e educadores interessados na matéria.
Esta é a nova bíblia da gramática (ou conhecimento explícito da língua, como agora é denominda esta área). É esta a nomenclatura dos novos programas de Língua Portuguesa que entram em vigor em 2010, para os alunos do 1º ao 9º ano. Quem já começou a aprender/ensinar de outra forma, terá, entretanto, de se adaptar.

5 comentários:

  1. O Dicionário Terminológico encontra-se com falhas ao nível da organização e do próprio conteúdo veiculado. Existem incoerências: aparece "morfossintáctica" e "morfo-sintáctica"; plural de "João"-"Joães"; "não-contável" e "não contável"; aumentativos de cão- "cãozarrão" (em vez de canzarrão"), etc. Como é possível aceitar a TLEBS sem discutir, quando tem como ferramenta de apoio aos docentes um Dicionário com falhas desta natureza?

    ResponderEliminar
  2. A Tlebs, em momento algum da sua conturbada existência, foi pacificamente aceite pelos professores. Foi sempre alvo de discussão, mais ou menos esclarecida, mais ou menos interessante.

    Respondendo à última questão colocada, resta-nos a esperança que o DT seja corrigido antes da entrada em vigor dos novos programas do Básico...

    Ana Soares

    ResponderEliminar
  3. E qual é que havia de ser o plural de "João"?
    "cãozarrão" está dicionarizado, sabia?
    O comentário do anónimo parece ser mais um daqueles que da liga dos amigos da cata ao erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez Joões fosse mais correcto digo eu???

      Eliminar
  4. Os novos programas de Língua Portuguesa não entram em vigor em 2010, para os alunos do 1º ao 9º ano,como diz no artigo de entrada. Em 2010, entram em vigor apenas para os alunos do 1º, do 5º e do 7º anos. Óscar

    ResponderEliminar