terça-feira, 16 de junho de 2009

Exame Nacional de Português - 12º ano

Começou hoje a época de exames, com o exame de Português. Como este ano não sou coadjuvante, não estou "lá" dentro, no secretariado de exames. Por isso não sei o que saiu... Estou, como os pais e amigos, ansiosa. Desejo que o exame seja justo. Nem fácil, nem difícil. Simplesmente adequado ao programa e ao trabalho que realizámos.
Fui ver os meus alunos antes de entrarem. Últimos conselhos. Os mesmos de sempre: ler o enunciado até ao fim, não excluir alíneas nas escolhas múltiplas sem ler todas, não ter as habituais preocupações com o tempo, pois esse, hoje, comparado com os 90 minutos habituais, certamente que será suficiente. Eles estavam iguais a eles próprios. Uns nervosos. Outros nem por isso: "Nunca fico nervoso. Encaro isto com naturalidade. Além disso, os seus testes este ano foram com a estrutura do exame . Treinou-nos para isto.". Pois é... ainda assim, eu própria estou nervosa... Daqui a duas horas já todos saberemos o que saiu e conheceremos os critérios de correcção.
Até já.
Ana Soares

1 comentário: