sexta-feira, 19 de junho de 2009

Doutoramentos

Embarquei na aventura de um doutoramento, no ano antes de Bolonha arrancar. Mau negócio, diriam alguns, sobretudo numa carreira onde a valorização pela formação académica não passa de carolice e gosto pessoal. É que alguns meses depois, as 300 páginas passaram a 150 e os 5 anos a 3, creio eu. Acabo, portanto, agora, 26 anos de escolaridade não obrigatória.
Um projecto deste género, só é possível com o apoio da família e muita garra, tenho que reconhecer. É com simplicidade que assumo que continuar a trabalhar a 100% (às vezes até a 150%), organizar o quotidiano de forma a todos os dias ter "aquele" tempo para os meus filhos e toda a rotina necessária ir avançando com naturalidade... não é fácil. Não é nada fácil. Aprendi nestes 6 anos a gerir ainda melhor o meu tempo. Todos os bocadinhos foram aproveitados. E assim cheguei às provas. Correram lindamente. Quando comecei a falar, os nervos foram desaparecendo e fui defendendo aquele projecto que tão bem conheço. As sugestões de melhoria foram justas. Não tive sabática, cumpri os prazos de entrega, continuei a ser mãe, esposa, professora, amiga. Continuei a ser eu.
Ana Soares

6 comentários:

  1. Uma Grande Vénia para a DOUTOURA.

    (depois das felicitações pessoais, vim aqui deixar as felicitações publicas)

    ResponderEliminar
  2. parabéns amiga!

    (quem me dera poder dizer o mesmo de um mísero mestrado, também ele pré-bolonha)

    ResponderEliminar
  3. De hoje em diante, todos lhe chamarão "professora doutora"! "Como está, senhora professora doutora?" E os seus alunos já não se poderão dirigir a ela só por "professora"! Psiu... O que é isso, respeitinho é muito bonito! No próximo ano, na aula de apresentação dirá: "Bom dia, o meu nome é Ana Soares e devem tratar-me por professora doutora!" e mostrará com todo o orgulho o calhamaço que escreveu! No café, no consultório, na loja, jamais admitirá que a tratem por "senhora", é "professora doutora", se faz favor!
    Muitos parabéns à senhora professora doutora, que é o orgulho dos seus amigos!!! Viva!!! BW

    ResponderEliminar
  4. Depois dos cumprimentos formais de ontem, em particular aos membros do júri, aqui ficam os outros agradecimentos:

    ao R. Pelo tempo roubado, pela infinita paciência e apoio. Sem ele, nada disto seria possível, nem faria sentido.

    Aos amigos, com A grande, que ontem estiveram naquela sala a torcer por mim.

    Aos amigos que não puderam estar naquela sala fisicamente, mas, ainda assim, estavam comigo no pensamento.

    À AMF pela dedicação e preciosa ajuda na preparação das provas.

    AS

    ResponderEliminar
  5. Aninhas

    Não podia deixar de imprimir um abraço bem apertado! És uma grande mulher! Parabéns por TUDO!

    Rosário Luís

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana:

    Eu estive contigo na "grande defesa" e posso gritar bem alto que foste brilhante. Desde 1997, ano em começámos a frequentar o Mestrado, que sei que o teu valor é muito grande. Mas, de facto, no dia 18, nas Provas de Doutoramento, conseguiste ser fantástica. Parabéns! Espero que continues a trabalhar com toda a competência e determinação que te caracterizam, porque Portugal precisa de ti.

    Inês Silva

    ResponderEliminar