quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Corujinha - livros sem palavras

Os livros da Corujinha, são assim que cá em casa são conhecidas estas aventuras de Andy Runton (Top Shelf Productions). Quando trouxe para casa um destes livros, emprestado por uma colega, comecei por achar que estas leituras (só de imagens, pois a banda desenhada quase não tem texto) não iam resultar. Os livros têm cento e muitas páginas e eles ainda são pequenos. Talvez com miúdos mais crescidos, até adolescentes ou adultos com gosto pelas imagens. Enganei-me. O facto das imagens por si só narrarem a história não só prendeu os miúdos como também agradou aos graúdos cá de casa. A dada altura era eu que pedia para fazermos um intervalo. E foi assim que, depois de comprarmos os nosso próprios exemplares na King Pin , passámos a ter mais frequentemente uma Corujinha a passear cá por casa.

Foi a colega Alexandra Lopes que me sugeriu que a "Corujinha" aparecesse no Educar em Português, não sabendo que eu já conhecia a colecção. Resumia ela, no mail que me mandou: "O protagonista é uma coruja solitária de bom coração. No primeiro livro, conhece aquela que será a sua companheira nos outros – a minhoca. Um dos aspectos que me atraem para estas bandas desenhadas é o facto de quase não haver palavras. Qualquer criança pode ver a história e emocionar-se com as personagens. Outro aspecto de realce é o facto de todas as histórias abordarem o tema da amizade, da dádiva de si, do amor aos outros. Parece-me evidente a intenção simbólica na selecção das personagens. A coruja, símbolo da sabedoria, faz amizade com a minhoca que, no mundo real, faz parte da sua alimentação. Agora, aquele que, em aparência, seria o inimigo, é o salvador, o amigo. Daqui até tirarmos ilações para o mundo moderno e a necessidade de vermos para além das aparências... é um passo. Se pensarmos em termos morais, as crianças que lerem estas histórias estarão, de forma subconsciente, a assimilar valores de tolerância, confiança, solidariedade... Enfim, a lista é exaustiva. Que melhor livro para lhes colocarmos nas mãos? "

O primeiro volume tem como título The Way Home & The Bittersweet Summer e o segundo Just a Little Blue. Bem sei que não é um livro português... ainda assim, o Educar em Português não deixa de recomendar a colecção por isso.

Podemos ver excertos aqui e aqui.

Consultem, vale mesmo a pena!

Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário